Uma comissão formada por jovens universitários do município reuniu-se com o presidente da Câmara de Vereadores, Danilo Augusto, para discutir a apresentação de um projeto de lei que regulamente a concessão de bolsas parciais de ensino superior e técnico.
Os estudantes universitários e pré-universitários foram representados pelos jovens Augusto, Vinícius e Lucas Carvalho, foram alunos da escola de Referência Cônego Olímpio Torres e cursaram o 1° grau na Escola Municipal Francisco Zeferino Pessoa e na Escola Estadual Ernesto de Souza Leite.
"Já apresentei requerimento ao prefeito deste município pedindo a reversão de 10% do ISSQN para bolsas integral ou parcial para estudantes do ensino técnico e superior, oriundos de famílias de baixa renda" falou o presidente Danilo Augusto.
"Podemos garantir essa dotação na LOA para 2021, falta apenas sensibilidade do gestor, pois nem resposta recebi do requerimento enviado. Acredito que agora a proposta torna-se mais forte, pois com a ajuda do povo e o protagonismo dos jovens estudantes a causa ganha visibilidade e representatividade" concluiu Danilo.
Segundo Augusto Almeida, graduando em FÍSICA pelo UFCG, "os jovens estão recolhendo assinaturas via e-mail e através de plataforma virtual, muitos estão se engajando nessa luta".
O município de Tuparetama tem uma lei que garante até 2020 uma ajuda de custo no valor de 5 mil reais para transporte universitário, a ser repassado para uma associação de estudantes universitários. Segundo informações, o repasse feito pela prefeitura vinha sendo no valor de apenas 3 mil reais e algumas vezes com atraso.