21.2.20

NATUREZA | Agricultor encontra cascavel gigante no Sítio São Sebastião de Tuparetama


As fotos foram enviadas por Tamires Martins dos Santos, irmã do agricultor que encontrou a cobra.

Uma cobra da espécie cascavel com cerca de 2 metros de comprimento foi encontrada no Sítio São Sebastião, próximo ao distrito de Santa Rita, zona rural de Tuparetama, na tarde de ontem (quinta-feira, 20) pelo agricultor Diego Daniel. 

Diego estava fazendo a queimada do pasto no baixio do seu sítio, vizinho ao açude de Vada (pai do suplente de vereador Evaldo Davi), tendo o propósito, com a queimada, de dar passagem às águas do rio nas cheias deste ano. O agricultor relata que a cobra surgiu entre o capinzal mas assustada ou acuada tentou esconder-se entre o pasto e não conseguiu escapar do fogo.    

A Cascavel  (Crotalus durissus terrificus)  habita em grande parte do território brasileiro e alimenta-se de mamíferos de pequeno porte (principalmente pequenos roedores) e aves.  A fêmea dá a cria entre 18 e 30 filhotes.  É uma cobra peçonhenta (venenosa), sendo seu veneno muito potente. Estas serpentes podem viver até 20 anos e quando adulta mede entre 1,5 e 2 metros.

Uma das principais características desta cobra é a presença de um chocalho na parte final de sua cauda. O guizo da cascavel é formado da própria pele ressacada. Ao invés desta cobra trocar de pele, esta vai se acumulando no final da cauda. Com o tempo, a epiderme ressacada do animal dá origem ao chocalho, ou seja, a quantidade de anéis presentes no chocalho da cascavel representa a quantidade de trocas de pele ocorridas. - Existem entre 65 e 70 subespécies de cobras cascavéis.

Entre as serpentes da caatinga, nenhuma é mais temida do que a cascavel. Essa serpente tem uma fama terrível entre os moradores da caatinga, sendo conhecida como a cobra da morte, pois nada escapa a sua picada. A cascavel mata animais e pessoas que não conseguem chegar até cidade para tomar o soro antiofídico.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...