7.2.21

TUPARETAMA | Vanilda se vai... um Adeus cedo demais.

 

Vanilda Torres da Costa Patriota faleceu na tarde deste domingo, 07 de fevereiro no Hospital dos Servidores em Recife.  Aos 68 anos, Vanilda lutava contra um câncer agressivo que foi descoberto recentemente, a menos de 2 meses.  

Não há uma só pessoa em Tuparetama que não a conheça e não tenha alguma simpatia ou gratidão pela pessoa simples e prestativa que ela sempre foi. Vanilda deixa uma longa lista de funções e serviços realizados no municípo, uma vida inteira dedicada sobretudo às pessoas mais necessitadas ( em especial quando ocupou as funções de Secretária de Saúde e o posto de primeira dama do município) e aos idosos através do Lar Josefa Torres. 

Vanilda deixa esposo, o ex-prefeito Vitalino Patriota, quatro filhos, netos e uma legião de amigos. Recentemente uma das grandes alegrias que ela teve foi a vitória do seu filho Diógenes Patriota para vice-prefeito de Tuparetama na composição com Sávio Torres. 

São inúmeras as qualidades que podemos atribuir à pessoa de Vanilda Patriota em qualquer um dos papeis sociais que ela desempenhou. Para quem a conheceu de perto será redundância falar dessas qualidades, para quem não teve o privilégio de conhecê-la qualquer palavra será insuficiente para descrever seus dons de esposa e parceira fiel em todas as horas, de mãe incondicional e dedicada, de cidadã atuante e comprometida em sua atuação a serviço dos mais pobres, de amiga paciente, generosa, bem humorada e acolhedora. 

Reconhecida merecidamente como "mãe" dos tuparetamenses humildes, neste momento de tristeza e separação lembramos dos versos do imortal Carlos Drummond de Andrade, que tão bem se aplicam à nossa querida Vanilda:

"Para Sempre 
Por que Deus permite que as mães vão-se embora? 
Mãe não tem limite, 
é tempo sem hora, 
luz que não apaga 
quando sopra o vento 
e chuva desaba, 
veludo escondido 
na pele enrugada, 
água pura, ar puro, 
puro pensamento. 
Morrer acontece com o que é breve 
e passa sem deixar vestígio. 
Mãe, na sua graça, é eternidade. 
Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia? 
Fosse eu Rei do Mundo, 
baixava uma lei: 
Mãe não morre nunca, 
mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, 
velho embora, 
será pequenino 
feito grão de milho."

As informações da família são de que o corpo será velado em sua residência em Tuparetama e o sepultamento está previsto para a segunda-feira  dia 08, no cemitério local, às 16h.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...