22.12.20

CARTILHA DA FIOCRUZ: Neste Natal e révellion, o mais seguro é celebrar apenas com as pessoas que moram você

  

Covid-19:preservar a vida éo melhor presente nestefim de ano
A forma mais segura de passar oNatal e o Réveillon é ficar em casa ecelebrar apenas com as pessoas quemoram com você.
 
Recomendações de segurança
Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente atransmissão da Covid-19. Para diminuir os riscos,siga as orientações a seguir.
Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo;Tenha um saco para guardar a máscara quando estivercomendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos;Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidadede troca (tempo de uso, umidade ou sujeira);Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos,2 metros entre os participantes;Evite apertos de mão ou abraços;Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o usode ar-condicionado;Lave as mãos com frequência durante o evento com água esabão ou use álcool;Não compartilhe objetos, como talheres ou copos; Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados comoutros convidados (ex: utensílios para servir a comida, jarras egarrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.
123456789
Se vai receber convidados ou celebrar em outro local, vocêestará exposto a diferentes níveis de contágio.
 
Orientações para festividades em casa
Se vai receber convidados, você estará exposto a diferentesníveis de contágio.
4
56789
1
23
Limite o número de convidados de acordo com o tamanho doespaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de2 metros entre si;Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras;Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar oufalar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançaráum número maior de partículas virais no ambiente;Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o usode ar condicionado;Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos;Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos nahora da ceia. Organize espaços separados para pessoas quemoram juntas;Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis nobanheiro. Evite o uso de tolhas de pano;Disponibilize álcool em gel nos ambientes;Utilize lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seuslixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãosapós esvaziar a lata de lixo.
Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente atransmissão da Covid-19. Para diminuir os riscos aoreceber amigos ou familiares, siga as orientações parapreparo dos alimentos e do ambiente.Ambiente e convidados
 
Orientações para festividades em casa
4
56
1
23
Lave as mãos antes de preparar a comida e use máscaradurante o preparo;Limite o número de pessoas no ambiente em que a comidaestiver sendo preparada ou manuseada;Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens indi-viduais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo,para que as pessoas possam se servir sozinhas;Ofereça condimentos, molhos para salada ou temperosembalados individualmente, sempre que possível;Evite o compartilhamento de utensílios para servir a comida.Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem serservidos por uma única pessoa. O responsável deve lavar asmãos antes de servir e sempre usar a máscara; Após o evento, lave toda a louça em água corrente e comdetergente, ou use a máquina de lavar louças.
Preparo e forma de servir os alimentosEsta será uma confraternização diferente: evitecompartilhar a ceia. O ideal é orientar seus convidadosa levar sua própria comida e bebida.
Caso não seja possível, siga as orientações:
 
Pessoas que devem evitar os encontros
Se pretende receber convidados ou celebrar emoutro local, verifique:
1
234
Está com sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem odiagnóstico da doença; Ainda está no período de 14 dias desde que teve osprimeiros sintomas relacionados à Covid-19 (mesmo quenão tenha feito um teste de diagnóstico);Está aguardando o resultado de um teste molecular parasaber se está com Covid-19;Manteve contato com alguém que teve a doença nosúltimos 14 dias.Faz parte ou mora com alguém que faz parte do grupo de riscopara casos graves de Covid-19 (portadores de doenças crôni-cas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonarobstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado,imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoi-munes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos deidade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e criançasmenores de 5 anos)
Se você....
... mantenha o isolamento domiciliar. Não convide pessoaspara sua casa, não faça visitas, nem frequente eventos....se proteja e proteja sua família. Fique em casa e celebreapenas com as pessoas que já moram com você.
Ou, se você...
(Fonte: Adaptado de cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/holidays.html)

Neste momento, o Brasil vive um expressivo aumento no número de casos e de óbitos por Covid-19, com possível agravamento da pandemia, e isso ocorre justamente quando se aproximam as festas de fim de ano. 

Para orientar sobre como diminuir os riscos de transmissão da Covid-19 durante este período, a Fiocruz sistematizou um conjunto de recomendações que orientam sobre formas mais seguras de passar o Natal e o réveillon. As recomendações, que estão em uma cartilha (imagens acima).

“Uma das várias frentes de atuação da Fiocruz no enfrentamento à pandemia vem sendo a produção de boletins, notas técnicas e outros materiais para fornecer informação segura e qualificada para a população. Este será um fim de ano muito diferente daquele que todos gostaríamos de ter, mas é preciso encontrar um equilíbrio entre o desejo de estarmos todos juntos e a necessidade de medidas protetivas que a pandemia e, especialmente, o aumento do número de novos casos no país, nos coloca. Por isso, é muito importante que as pessoas tenham informações corretas e sigam as recomendações”, alerta a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. 

“Após um ano tão difícil, mais do que nunca as pessoas querem encontrar e festejar com seus familiares e amigos. No entanto, entendemos que preservar a vida é o melhor presente para compartilhar neste final de ano. Por isso, apesar da cartilha oferecer orientações considerando diversos cenários, é importante frisar que a principal recomendação é celebrar em casa, apenas com as pessoas que já vivem juntas, sem aglomeração e sem convidados externos”, destaca o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado. 

A produção do material contou apoio e colaboração do Observatório Covid-19 da Fiocruz, bem como de outros especialistas da Fundação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...