11.8.20

ENTREVISTA | Petersen: "A crise do coronavírus escancara os limites do capitalismo"


Por  Priscila Viana | Brasil de Fato PE

Pesquisador aponta as relações entre o agronegócio e a pandemia do coronavírus e defende a viablidade da Agroecologia. 

Petersen é coordenador executivo da AS-PTA e membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). 

Grandes unidades de abate e processamento de carne de gado, de porcos e de aves são apontadas como focos de propagação do vírus Sars-CoV-2 em países como França, Estados Unidos e Brasil - não por coincidência, alguns dos maiores epicentros mundiais da pandemia. 

“Ao fim e ao cabo, a crise do coronavírus escancara os limites do capitalismo neoliberal como modelo de gestão política e econômica das sociedades contemporâneas”, aponta o pesquisador e coordenador executivo da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, Paulo Petersen, que atualmente compõe a coordenação executiva do projeto “Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia”, uma iniciativa de mapeamento e sistematização das experiências de abastecimento alimentar pelo Brasil. 

Ao abordar a centralidade da conexão natureza-alimento-saúde sob a perspectiva da agroecologia, Paulo aponta o fortalecimento da agricultura familiar camponesa e a democratização dos sistemas agroalimentares como medidas necessárias à garantia da saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Confira a entrevista CLICANDO AQUI
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...