![]() |
Foto: Climatempo |
Segundo o site especializado Bramon Meteor um grande bólido iluminou o sertão na noite desta quarta, 15 de julho, por volta das 18h59min (horário de Brasília), e foi visto a partir de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia. Um bólido é uma bola de fogo que termina seu vôo em um flash terminal luminoso (explosão). O clarão do choque do meteoro com a atmosfera também foi visto por dezenas de pessoas no sertão e moxotó pernambucano. ( VEJA ABAIXO O VIDEO DA TVNJ)
Os bólidos são fenômenos raros, produzidos por meteoróides de grande tamanho cuja origem pode ser asteroidal ou ainda cometária.
O meteoro da noite de ontem foi registrado por pelo menos sete câmeras do climaaovivo.com.br e diversos relatos de testemunhas estão se somando para que possamos definir a trajetória e melhores características deste fenômeno que, chamando a atenção de todos em muitas cidades da região, se tornou um assunto de grande destaque nas redes sociais.
A partir de análises preliminares, a BRAMON calculou a trajetória do bólido, que surgiu entre os municípios de Princesa Isabel (PB) e Carnaíba (PE) e seguiu na direção sudeste, desaparecendo no céu a Sul do município de Arcoverde (PE).