Foto: Promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto / Divulgação
O Promotor e Coordenador da 3ª Circunscrição do MP no Pajeú, Lúcio Luiz de Almeida Neto comentou o levantamento feito pelo blog de Nill Junior sobre os municípios que tem testado mais ou menos na região do Pajeú.
O Ministério Púlico tem defendido uma testagem ainda maior da população.
“Vamos levar esse levantamento para o grupo de monitoramento dos promotores do Pajeú. É um dado importante para que possa haver fiscalização daqueles municípios que tem testado menos. Quanto maior testagem, mais controle e possibilidade de quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, disse o Promotor de Justiça.
Já a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e secretários de saúde municipais de Pernambuco são unânimes à defesa da ampliação da testagem da população para ter controle e, consequentemente, combater de maneira mais incisiva a proliferação do coronavírus no Estado.
A testagem da população é defendida publicamente por importantes organizações sanitárias mundiais, a exemplo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Desde o começo da pandemia causada pelo coronavírus, a Amupe tem orientado todos os municípios pernambucanos a tomarem medidas necessárias desde do ponto de vista legal, como a ampliação da testagem da população, a distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e orientações constantes.