Mais uma vez as eleições municipais se aproximam, é hora de avaliar propostas e renovar esperanças de um futuro melhor.
Disparidades ideológicas a parte, as alianças políticas começam a se encorpar, num esquisito e curioso arranjo que mais parece uma "sopa de letrinhas"! A perfeita configuração de um jogo de interesses de benefícios mútuos, mas restritos a poucos sobrenomes.
Tuparetama, parece, mais uma vez dividida em duas cores que há muitos anos, alternadamente, tremulam vitoriosas em bandeirolas no alto das casas e em carreatas cada vez mais carnavalescas!
Num processo quase dinástico, Tuparetama parece não ter válvula de escape, o poder está nas mãos de partidos-família.
Certo é que, boas administrações são aquelas capazes de manter equilibrados o desenvolvimento de políticas voltadas para o progresso econômico e social.
Esse quadro de progresso com certeza começa com investimentos reais em educação.
Dar educação de qualidade para o povo é promover a sua independência sócio-cultural. Torna-o capaz de avaliar com maturidade o que de fato é melhor para seu futuro. Aguçando seu senso crítico na análise de propostas eleitorais e na fiscalização destas.
Talvez por isso a educação tenha sido deixada de lado em todas as esferas do poder em nosso país. Desse modo, formam-se indivíduos autômatos, não pensadores.
A corrupção rola solta e em tempos de eleição é possível garimpar votos as custas das precárias condições de vida da população, resultado da má utilização do dinheiro público!
Tuparetama precisa de candidatos realmente interessados em mudar a realidade local.
Chega de campanhas de farpas e fagulhas!
Chega da política do pão e circo!
É chegada a hora do povo assumir seu devido lugar, sujeito construtor de cultura e identidade. Transformador da sociedade!
Por isso pense, movimente-se, aja, discuta, proponha, fiscalize, cobre! Vote! A mudança não vem sem luta!
João Gutargo Teixeira
Tuparetamense, 23 anos, é estudante de Odontologia.