Páginas

5.4.20

TUPARETAMA | Vereador Danilo Augusto pede por famílias ilhadas pelas águas da Barragem de Ingazeira


O presidente da Câmara de Tuparetama, vereador  Danilo Augusto (PDT), defendeu em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM (sexta-feira, 03 de março) a intervenção dos prefeitos Sávio Torres, de Tuparetama, e Lino Morais, de Ingazeira, sobre a situação das diversas famílias de agricultores e produtores rurais situados na área abrangente da Barragem da Ingazeira. 

Danilo demonstrou preocupação com mais de 40 famílias residentes nas comunidades rurais de Bonsucesso, Cachoeirinha e Santana. Com as chuvas recentes, subiu muito o nível da água da Barragem, deixando as famílias ilhadas ao bloquear o acesso para as cidades. As três comunidades pertencem aos dois municípios e Danilo apelou para o bom senso dos gestores neste momento de dificuldades.

A preocupação do vereador Danilo não é de agora. Em 24 de abril de 2018 ele realizou na Câmara de Tuparetama, uma audiência Publica para tratar da construção de novos acessos às comunidades do entorno do reservatório, com presença de representante do DNOCS. Já naquela data os estudantes ficaram impossibilitados de frequentar a escola por conta do isolamento. O acesso das famílias às cidades também foi severamente prejudicado.

Também houve reuniões com Ministério Público cobrando ações imediatas do Governo Federal através do DNOCS, mas sem sucesso.  No caso dos municípios de Tuparetama e Ingazeira, foi solicitado ao DNOCS a construção de rotas alternativas como por exemplo uma ligando as comunidades rurais à estrada do km49. 

Novamente em abril do ano passado as chuvas e aumento do volume de água da barragem prejudicaram os ribeirinhos que continuavam sem acesso prometido pelo DNOCS. “As pessoas não podem mais passar. Idosos que precisam de um médico, estudantes que precisam chegar à escola e o pior, não se vê uma providência”, comentou na época o radialista Anchieta Santos na Cidade FM.