Com informações do blog do Marcello Patriota
De olho na decisão da Justiça Eleitoral do Brasil de manter o calendário para as eleições municipais deste ano, prováveis candidatos a vereadores, prefeitos e vices da região se movimentaram para viabilizar alianças e chapas utilizando a "janela eleitoral" que permitiu a mudança de partidos.
SANTA TEREZINHA: Segundo o blogueiro Marcello Patriota, o ex-prefeito Delson Lustosa (Podemos) poderá disputar a prefeitura contra o atual prefeito Vaninho de Danda (Avante) de quem foi correligionário. Vaninho rompeu os laços políticos com Delson após ser eleito.
Há também a probabilidade de Delson indicar seu filho Hemerson Lustosa para a disputa à prefeitura de Santa Terezinha, já que está com suas contas do exercício de 2010 rejeitadas pelo TCE-PE e pela Câmara de Vereadores. O vice de Delson (ou do seu filho) já está decidido, será Dada de Aderval (PSB).
3ª via em Santa Terezinha: Trata-se do grupo político Renovação, que escolheu o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de número 12 e definiu o nome Dr. Naldinho Salviano para prefeito e Pepê do Mercado para vice-prefeito. Ketu de Sales que estava cotado para majoritária sai como pré-candidato a vereador. Além dele são pré-candidatos a vereadores Amauri Soares, Ricardo de Beca, Wagner de Zica, Juliana Alves e Anchieta da Serra do Machado.
Surgiu uma 4ª via no município, pelo PP. O presidente do sindicato dos servidores municipais de Santa Terezinha, Damião Nascimento, anunciou sua pré-candidatura a prefeito tendo como vice Samara filha de Suênia.
Situação do prefeito atual: Vaninho está otimista pois finalmente está conseguindo colocar as contas em dia, pagando salários, 13º, executando obras no município. A grande interrogação é quanto ao nome para seu vice. A decisão está entre os nomes de Adarivan e do ex-prefeito Teógenes Lustosa (MDB).
AVANTE será o partido de Vaninho de Danda. Tem a companhia do seu atual vice, Adarivan e dos vereadores: Neguinho de Danda, Junior de Branco, Langinha de Teógenes, Lindomar da Internet.
No PODEMOS de Delson Lustora ficaram seu filho Hemerson Lustosa e os vereadores: Dr. Junior, Nôdo de Gregório, Helder Viana, André de Afonsinho, Manoel Grampão.
Teógenes Lustosa fica no MDB e Dada de Adeval que será o vice de Delson olu de Hemerson fica no PSB.
SÃO JOSÉ DO EGITO - O quadro está definido na situação, com o prefeito Evandro Valadares (PSB) pre-candidato a reeleição repetindo a chapa com o vice Eclériston Ramos, ambos no PSB. Mais os vereadores se filiaram ao PSB de Evandro: Doido de Zé Vicente e Tadeu do Hospital - ambos vindos da oposição- , Flávio Jucá, Beto de Marreco, Ana Maria de Romerinho e os suplentes Claudevam Filho, Prato de Papa e Gerson Souza.
O PT vereador Rona Leite perdeu aliados, já Romério Guimarães (que trocou o PT pelo PP) garantiu no seu grupo os vereadores Albérico Tiago, Alberto Loló, Antonio Andrade e as surpresas: Jota Ferreira e o presidente da Câmara Rogaciano Jorge que anunciaram a saída do grupo de Evandro na sexta-feira.
O ex-deputado Jose Marcos de Lima (Avante) em carta aberta a população anunciou sua desistência a pré-candidatura mas ainda não disse quem apoiará.
Uma 3ª via começa a se formar a partir de uma dissidência do grupo de Evandro Valadares, tendo como nome principal a ex-secretária de Educação Roseane Borja. Ela está no MDB juntamente com o vereador David de Deus e o o ex-vereador Bal de Riacho do Meio.
Outro nome bastante comentado no município é o do odontólogo Ciro Alberto, que filou-se ao PSL.
TUPARETAMA - O prefeito Sávio Torres é pre-candidato mas ainda não anunciou oficialmente quem será seu vice, a escolha está entre o atual, Tanta Sales (PTB) e Diógenes Patriota (Solidariedade). O blog Tárcio Viu Assim já anunciou com antecipação que o vice de Sávio será Diógenes.
Na oposição o ex-prefeito Dêva Pessoa é pre-candidato tendo como vice o jovem engenheiro Moisés, do PDT, em acordo definido semanas atrás.
O detalhe de incerteza no cenário eleitoral do município é que tanto Dêva quanto Sávio enfrentam problemas com a justiça, por contas rejeitadas.
A 3ª via está formada com membros do PSOL e do PT. Junior Honorato, Sales Rodrigues, Anderson Rodrigues, Hesdras Souto e Alicsom Pereira são alguns dos nomes que trabalham para fortalecer uma opção diferenciada de voto para o eleitor tuparetamense. O que está definido por enquanto é que o PSOL indicará o nome para prefeito e o PT o nome do vice.
Veja como ficaram as filiações em Tuparetama: No PSD- Deva Pessoa, e Thiago Perazzo; no PSB os vereadores Danilo Augusto, Plécio, Priscila Filó, Joel Gomes e Domênico Perazzo. No PDT- Orlando da Cacimbinha e Moisés Engenheiro.
No PTB de Sávio Torres estãoTanta Sales, Vandinha da Saúde, Idelbrando, Arlã Markson e Valmir Tunú.
No SD-Solidariedade permaneceu Diógenes Patriota.
ITAPETIM - O blog do Marcelo Patriota apurou que Adelmo Moura que tem uma das melhores avaliações de gestão no estado. Ele permanece no PSB com o ex-prefeito Arquimedes Machado, o atual vice-prefeito Junio Moreira e com os vereadores: Junior de Diógenes, Jordânia Siqueira, Clodoaldo Lucena, Jacinto Lucena, Carlos Nunes, Romão de Piedade e a suplente Toinha da Prefeitura. A secretária de Saúde Jussara Araújo também fica no PSB.
Na oposição, o PTB, estão Anderson Lopes com os vereadores Silvano Salvador, Edilene de São Vicente e Evanildo de Piedade. Os ex-vereadores Assis Lopes e Bernardo também estão no PTB. No Podemos está Olavo Batista.
O ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara, Mário José, ficará no MDB.
Nas eleições de 2016 Adelmo obteve 58.83%, ou seja, 5,489 votos, enquanto Anderson somou nas urnas 37.55% – 3,503 votos. Já Mário José (MDB) que concorreu na terceira via teve 3.62% – 338 votos.
BREJINHO - Marcello Patriota apurou que a prefeita Tânia Maria não disputará a reeleição e apoiará o ex-prefeito por quatros mandatos Jose Wanderley que também ganhou o apoio do ex-prefeito Chico Dudu, adversário histórico.
O PSB em Brejinho ficará com José Vanderlei tendo como filiados seu filho, o médico Tulio Carvalho, Zan Lucena e Chico Dudu. Os vereadores Guega de Jacinto, Ligekson Lira, Inácio Teixeira, Galeguinho e Ronaldo Delfino também estão no PSB. A vice de Vanderley será Zan Lucena.
Na oposição o partido escolhido foi o PRB e o pré-candidato a prefeito é Gilson Bento. Ao seu lado de Gilson está o atual vice-prefeito de Tania, Manoel da Carne, que rompeu com o grupo de José Vanderlei. A chapa de oposição na Terra Mãe do Pajeú será formada por Gilson Bento e o vereador Naldo de Valdim. No PRB também ficaram os Vereadores Rossinei, Naldo de Valdim, Nene da Foveira e Flavinho Damião.