Páginas

20.4.12

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012 - Está aberta a temporada de tiro ao alvo!

Nesta sexta-feira, 20, o vereador Joel Gomes promete voltar a sua munição contra a reaproximação dos grupos políticos de Sávio Torres e Vitalino Patriota. Ainda repercute na cidade o seu programa a Tribuna do Povo feito na sexta-feira passada, 13 (Rádio Comunitária Bom Jesus, 12:00 horas). Nesse programa o vereador reafirmou sua oposição ao prefeito Sávio Torres e aliados.Dois dias antes do programa, o ex-prefeito Vitalino Patriota, sua esposa Vanilda (concorrente de Sávio Torres na eleição passada) e seus filhos Diogenes e George participaram ativamente da programação de Festa do Cinquentenário do município, chegando a posar para fotos lado a lado com Sávio Torres. 

A foto que causou rebuliço...
A atitude de Vitalino e família foi elogiada pelo atual prefeito como um ato de nobreza. E não seria de causar nenhuma grande estranheza, afinal comemorava-se uma data histórica do município. Mas em tempos de pré-eleição qualquer aceno vira abraço e qualquer piscadela já é namoro. Assim, os atos do dia 11 de abril só reforçaram os boatos de uma coligação entre o grupo de Sávio Torres e o grupo de Vitalino Patriota.

Como Joel Gomes é ligado afetivamente e politicamente a família de Vitalino, achou por bem esclarecer no seu programa, sua autonomia - não segue mais Vitalino - e sua discordância com essa possível reaproximação. Ao seu modo, ou seja, sem rodeios e sem meias-palavras, o vereador recheou seu programa com trechos de gravações antigas em que os dois adversários das eleições de 2004 e 2008, Sávio e Vitalino, discutem e trocam acusações.

Justificando sua atitude como um exemplo de coerência política, o vereador do PR reforça, desse modo, sua imagem de líder da oposição no município. Apesar do rompante de sinceridade de Joel Gomes, sua atitude não melhora o cenário da oposição, que permanece desarticulada, desunida e assombrada pelo fantasma de mais uma futura decepção nas urnas. O vereador Deva Pessoa (PSD) ainda é o nome mais forte para candidato, mas não consegue o apoio de Joel e de outras referências da oposição. Segundo uma fonte deste blogueiro, ligada a Joel e Vitalino, essa atitude do vereador seria descabida e motivada por ciúmes, pois ele teria sido um dos primeiros a procurar Valmir Tunu (PTB) e proposta uma coligação com o PR e PSB. Teriam ainda consultado um dos “caciques” do grupo, José Marcos de Lima, que recomendou a parceria Valmir+ Vanilda ou Valmir+George.

Os protestos de Joel Gomes contra a estratégia de reaproximação do grupo de Vitalino Patriota a Sávio Torres soam como mais uma comprovação, indireta, de que a pré-candidatura de Romero Perazzo (PP) a prefeito pelo grupo de Sávio Torres perde terreno para Valmir Tunu (PTB). A insistência do prefeito Sávio Torres em adiar a decisão dos nomes dos seus candidatos (agora empurrada para maio) também alimenta os boatos ....

Senador Armando Monteiro em Tuparetama, com Sávio Torres.
E para piorar a situação de Romero Perazzo, ao mesmo tempo e no mesmo horário em que Joel Gomes condenava a ligação Sávio-Vitalino, o Senador Armando Monteiro, em visita a São José do Egito e depois a Tuparetama, disse em programa de rádio do jornalista João Carlos Rocha, que lhe interessa a “continuidade” da administração de Sávio Torres, que essa administração engrandece o nome do PTB em todo estado de Pernambuco e que por isso mesmo a escolha natural e preferida do candidato a prefeito de Tuparetama seria de um nome do partido, ou seja, Valmir Tunu.

Não faltaram de lá pra cá comentários - tanto de apoio como de críticas - nos blogs e nas redes sociais dos tuparetamenses. Entre os críticos mais exaltados com a coligação Sávio-Vitalino, além do vereador Joel Gomes, estão o comunicador Josemar Rabêlo que chamou o momento político de “O apocalipse chegou!!!” e o poeta Lima Junior, que em entrevista recente aqui no blog se dizia neutro e alheio ao tema, mas já manifestou publicamente sua insatisfação com os seguintes versos:

Os Bobos da Corte
Armou-se o picadeiro
Da peça: “POUCA VERGONHA’ 
E o povo que ainda sonha
Inda dança no terreiro!
Dá-se circo e dá-se pão
Cachaça, coca e quentão,
E o povo faz vista grossa.
Os artistas do poder
Divertem-se só de ver
Quem vai puxar a carroça!

Nas cirandas bicolores
De vermelho e amarelo,
Políticos e eleitores
Todos com o mesmo chinelo.
Todos calçando igual,
Um por aceitar o mal
Outro por fazer valer.
Depois do tudo passado
Banana pra todo lado
Que é para o pobre aprender.

E nosso blog, aproveitando esse momento de elevação da temperatura política e de indecisões de nomes de candidatos,  que saber a sua opinião, leitor e leitora. Responsa nossa ENQUETE na coluna lateral do blog.

Tárcio Oliveira